Veja quais os requisitos para sacar o FGTS completo. Nos últimos anos, muito tem sido falado a respeito do Fundo de Garantia por tempo de Serviço (FGTS).
Você provavelmente já deve ter acompanhado alguma notícia, ou até mesmo visto aqui nos artigos em nosso blog a respeito, a respeito do saque emergencial do FGTS, ou do novo modelo de saque-aniversário.
Mas o que muitas pessoas não sabem, é que além dessas modalidades de saque, existem outras formas de sacar o saldo disponível no Fundo de Garantia. Se você tem saldo disponível no FGTS, e quer saber mais a respeito do assunto, continue acompanhando nosso artigo.
Ao longo desta leitura, você vai descobrir quando pode sacar o FGTS completo, quais os requisitos exigidos para fazer o saque, quais os valores, entre outras informações relevantes. Acompanhe!
Veja a seguir, quais tópicos iremos abordar neste conteúdo:
Sacar o FGTS Completo: para quem está disponível?
Você já se perguntou: “É possível sacar o FGTS completo?” Saiba que você não está sozinho, muitos trabalhadores também têm essa mesma dúvida. Embora os valores sejam depositados mensalmente pela empresa em uma conta específica do Fundo de Garantia, o valor do FGTS só pode ser liberado em algumas situações específicas, que são determinadas pelo Governo Federal.
Quais os requisitos para sacar o FGTS
Para que você entenda melhor sobre o assunto, vamos listar a seguir, quem pode sacar o FGTS completo:
- Demissão sem justa causa: Em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador tem direito a sacar apenas o saldo do FGTS que está vinculada a esta determinada empresa que ele está se desligando. Ou seja, apenas o saldo de sua conta ativa do Fundo de Garantia;
- Rescisão do contrato: Caso haja rescisão do contrato por motivo de força maior, por falência, também terá direito a sacar o Fundo de Garantia;
- Aposentadoria: Em caso de aposentadoria, é possível solicitar o saque do saldo do FGTS;
- Necessidade Pessoal: Outras situações em que é possível sacar o FGTS, é em casos de desastres naturais ou calamidade;
- Há mais de 3 anos sem carteira assinada: Pessoas que estão desempregadas, e que não tenham a carteira assinada por mais de 3 anos, podem solicitar o saque do saldo de todas as contas do FGTS.
- Doenças: Caso o trabalhador apresente algumas doenças como Neoplasia Maligna, HIV ou caso o paciente esteja em estado terminal, o próprio trabalhador ou a família poderá solicitar o saque;
- Falecimento: No caso de falecimento do trabalhador, a família tem direito a fazer o saque do FGTS.
Sacar o FGTS Completo: como fazer a solicitação passo a
passo
Se você cumpre alguns dos requisitos estabelecidos pelo Governo Federal, que mencionamos no tópico anterior aqui do artigo, acompanhe o passo a passo de como sacar o FGTS completo:
Passo 1 – Preparar os documentos:
Em primeiro lugar, é importante separar os documentos necessários. Os documentos básicos para sacar o Fundo de Garantia são:
- Carteira de trabalho;
- Um documento de identificação com foto;
- E o número de inscrição no PIS/PASEP.
Mas é importante ressaltar, que além destes documentos existem alguns casos que podem exigir documentos específicos, como forma de comprovar que você ou algum familiar, tem direito a sacar o benefício.
Para ver a lista completa de documentos específicos, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal (https://ift.tt/2sI82Ue).
Passo 2 – Solicitar o saque:
Com todos os documentos em mãos, o próximo passo é ir pessoalmente até uma das agências da Caixa para solicitar o saque do Fundo de Garantia. O banco fará uma análise da sua solicitação, e poderá dar um prazo para que você consiga fazer o saque.
É importante ressaltar que apenas em caso de demissão sem justa causa, você não precisa ir até agência, pois a empresa deverá informar a Caixa.
Este valor é sacado onde? Cai automático?
A grande vantagem, é que hoje em dia existem diferentes formas de fazer o saque FGTS completo. Por exemplo, se o valor que você irá sacar for inferior a R$ 1500,00, você pode sacar o Fundo de Garantia na lotérica, nos correspondentes da Caixa.
Ou até nos postos de autoatendimento usando o cartão cidadão. Para valores superiores, basta ir diretamente a uma agência da Caixa. Outra forma, é através do saque digital, que entrou em vigor em 2020. Neste caso, é necessário baixar o aplicativo do FGTS, preencher as informações, e indicar um conta que pode ser da Caixa ou de outro banco. Com isso, o valor ficará disponível automaticamente em até 5 dias na sua conta.
Quanto o FGTS rende na conta?
De acordo com informações do Governo, o FGTS que rende a quantia de 3% ao ano.
É vantajoso esta ação?
Caso você precise utilizar os recursos do FGTS para pagar alguma conta, ou para quitar dívidas, queira investir em ações com rendimentos maiores, ou tenha algum outro objetivo específico com o valor, o saque do saldo do Fundo de Garantia vale a pena.
No entanto, caso o seu objetivo seja apenas de retirar o valor completo do FGTS para colocá-lo na poupança, por exemplo, pode não ser vantajoso. Isso porque, atualmente os rendimentos da poupança são inferiores ao do FGTS.
Gostou das dicas e informações? Continue acompanhados os artigos aqui no blog.
Veja o vídeo:
O post Sacar o FGTS Completo agora é possível, saiba se você pode! apareceu primeiro em FGTS Consulta.