quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Posso sacar meu FGTS mesmo trabalhando? Tire sua dúvida!

Será que posso sacar meu FGTS mesmo trabalhando? Acompanhe nosso artigo e conheças as principais regras do benefício.

Se você trabalha com carteira assinada, já sabe que quando um trabalhador registrado é mandado embora sem justa causa, ele tem direito a sacar o Fundo De Garantia, além de ter acesso a outros direitos.

Mas o que você possivelmente não sabe, é que mesmo trabalhando, você também tem direito a sacar o FGTS em algumas situações. No entanto, assim como qualquer outro benefício, para que você possa sacar o Fundo de Garantia, é necessário cumprir uma série de requisitos.

Então se você deseja conhecer quais são as regras para sacar o FGTS, fique atento ao nosso conteúdo! Ao longo dessa leitura, vamos explicar quais são essas situações em que é possui a sacar o FGTS mesmo que você esteja trabalhando. Além disso, vamos mostrar também em quais situações vale a pena ou não fazer o saque do FGTS.

Acompanhe a seguir, quais serão os temas abordados no artigo:

Posso sacar meu FGTS mesmo trabalhando de carteira assinada?

posso sacar meu FGTS ativo mesmo trabalhando
Posso sacar meu FGTS mesmo trabalhando? Tire sua dúvida!

Afinal, eu posso sacar o meu FGTS mesmo trabalhando?  Sim. Como mencionamos no início do artigo, existem diferentes situações em que o FGTS também pode ser sacado, mesmo quando você estiver trabalhando. Uma dessas situações, é através do saque- aniversário. Para ter direito a este benefício, o trabalhador deve fazer um cadastro através do aplicativo ou site do FGTS.

https://ift.tt/1nN9wXZ

eu posso sacar meu FGTS mesmo trabalhando

Ou ir ao Internet Banking, ou agência da Caixa para solicitar sua inscrição. Depois disso, todos os anos do mês do seu aniversário até dois meses posteriores, é possível sacar uma porcentagem do saldo do Fundo de Garantia, mais o valor do saque adicional.

4 Situações em que o FGTS é liberado para todos!

Se você estiver trabalhando com carteira assinada ou não, também existem algumas situações em que o FGTS pode ser liberado para saque. Veja a seguir, quais são:

Saque-emergencial

Nos últimos anos, o Governo vem adotando esporadicamente o saque-emergencial do FGTS, como uma maneira de fomentar a economia do país. Em 2020, os trabalhadores que possuem saldo no FGTS, terão direito a sacar até 31 dezembro R$ 1045,00, de suas contas ativas e inativas do Fundo de Garantia.

Em caso de doenças graves:

Caso o trabalhador esteja enfrentando uma neoplasia maligna (câncer), ou seja, portador do HIV poderá solicitar o saque do FGTS. Além disso, em caso de doença terminal, também é possível fazer o saque;

Em caso de desastres:

Caso haja algum tipo de desastre natural, o Governo pode liberar o saque das contas do Fundo de Garantia, inclusive para quem trabalha;

Em caso de compra de órtese ou prótese:

Para quem necessita comprar uma prótese ou órtese como, por exemplo, muleta, andador, ou até mesmo um aparelho auditivo, o Governo também autoriza retirar meu FGTS mesmo trabalhando, ou não.

Se eu estiver no seguro desemprego, consigo sacar o FGTS?

Sim. Mas isso depende se você se enquadra nas regras para o saque, e se ainda possível saldo disponível. Como mencionamos no tópico anterior, algumas das situações em que você pode solicitar o saque do Fundo de Garantia, são:

  • Através do saque-emergencial;
  • Em caso de doenças graves;
  • Em situações de desastres naturais;
  • Ou quando a houver a necessidade de compra de próteses ou órteses.

Posso sacar meu FGTS mesmo trabalhando como MEI?

Sou MEI, será que posso sacar o meu FGTS mesmo trabalhando? Outra dúvida bastante frequente quando o assunto é Fundo de Garantia, é justamente essa. Isso porque nos últimos anos, muitos trabalhadores têm se tornado Microempreendedores Individuais como uma maneira de formalizar os negócios.

Mas se você trabalha apenas como MEI, você passa a ser um empresário e, com isso, não tem direito a recolher o seu próprio Fundo de Garantia. E caso você não tenha saldo de empresas que você tenha trabalhado anteriormente como funcionário registrado, não pode fazer o saque do Fundo de Garantia.

Quando é possível fazer o saque do FGTS sendo MEI?

Mas é importante ressaltar, que existem situações em que mesmo sendo MEI, você pode sacar o FGTS:

  • Se além de ser MEI, você também trabalha registrado em alguma outra empresa, não perde os direitos de trabalhador. Sendo assim, pode sacar seu FGTS mesmo trabalhando em outra empresa, em situações iguais a de outros trabalhadores.

Através do saque-emergencial e do saque-aniversário; em caso de doenças graves; em situações de desastres naturais; ou quando a houver a necessidade de compra de próteses ou órteses.

Vantagens e desvantagens de sacar o FGTS disponível

Uma das principais vantagens poder sacar seu FGTS mesmo estando trabalhando, é poder usá-lo de maneira imediata. Seja para quitar dívidas, comprar algum item de seu interesse que está fora do orçamento atual, fazer uma viagem entre outros.

No entanto, caso você queira sacar seu FGTS mesmo trabalhando na mesma empresa, na hora da rescisão, não terá um valor muito menor, ou em alguns casos, não terá valor algum do FGTS para receber.  Por isso, vale a pena pensar bem antes de sacar o seu FGTS.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Confira nosso blog e saiba mais!

Veja o vídeo:

O post Posso sacar meu FGTS mesmo trabalhando? Tire sua dúvida! apareceu primeiro em FGTS Consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Benefício de Prestação Continuada – Saiba o que é e quem tem direito a esse benefício

Marcos é uma pessoa com deficiência que descobriu que tem o direito de receber o Benefício da Prestação Continuada . Contudo, ele não sabe d...