sábado, 6 de fevereiro de 2021

As Mudanças no Calendário FGTS 2021!





O calendário FGTS 2021 ainda está um pouco confuso para quem aderiu à modalidade de realizar a retirada anual, devido à fase de adaptação e adesão ao saque-aniversário.

O calendário FGTS 2021 está operando em datas diferentes para quem optar por realizar a saque das contas anualmente, na época do aniversário. Essa divergência ocorre devido à Medida Provisória que visa adaptar o trabalhador a nova modalidade, dar a oportunidade para quem deseja aderir ao saque e realizar a retirada dos valores ainda em 2021.

Segundo o calendário para saque FGTS 2021, quem opta por receber os valores das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, tem até o fim do mês da data do seu aniversário para realizar a solicitação e sacar o valor ainda neste ano.




Em 2021, quem optar por realizar a retirada anualmente, na época do aniversário, será submetido a outras datas. Como ainda restam muitas dúvidas, confira abaixo as respostas para algumas questões relacionadas ao calendário de saque do FGTS 2021:

Quando começa o Calendário FGTS 2021?

calendario pagamento fgts 2020
As Mudanças no Calendário FGTS 2021!

O calendário do FGTS 2021 terá início de pagamento em abril, mas a data limite para a solicitação de adesão a modalidade é até o último dia do mês de aniversário do trabalhador. Ou seja, quem faz aniversário em janeiro e deseja aderir à modalidade, tem até o final do mês para autorizar o pagamento, mas só poderá sacar os valores em abril.

No entanto, não serão todos os pagamentos que serão efetuados em abril, sendo que normalmente ocorre a divisão de prazos bimestrais para o repasse dos valores. Logo, que faz aniversário em janeiro e fevereiro e decidir pela retirada anual, será pago de abril a junho.

Como funciona o Calendário FGTS 2021?

O calendário saque FGTS 2021 separa os solicitantes em datas bimestrais de aniversário, enquanto o pagamento é realizado de maneira trimestral. Ainda assim, quem deseja receber os valores das suas contas do FGTS anualmente, deve realizar a solicitação até o último dia do mês de seu aniversário.




Ou seja, com este prazo, quem faz aniversário em janeiro, independentemente do dia, tem até o dia 31 de janeiro para solicitar a sua adesão a nova modalidade de saque, enquanto quem faz aniversário em fevereiro, tem até o dia 29 de fevereiro para realizar a sua solicitação, e assim consecutivamente.

calendario fgts para 2020

Datas de pagamento do FGTS 2021, confira!

Uma das dúvidas mais frequentes aos trabalhadores é: Quais são as datas de pagamento do FGTS 2021? Continue a leitura e confira os tópicos abaixo para assim entender melhor o calendário do FGTS para 2021, lembrando sempre dos prazos para adesão:



  • Os trabalhadores que fazem aniversário em janeiro e fevereiro, terão os valores de saque pagos de abril a junho de 2021;
  • Os trabalhadores que fazem aniversário em março e abril, terão os valores de saque pagos de maio a julho de 2021;
  • Os trabalhadores que fazem aniversário em maio e junho, terão os valores de saque pagos de junho a agosto de 2021;
  • Os trabalhadores que fazem aniversário em julho, terão os valores de saque pagos de julho a setembro de 2021;
  • Os trabalhadores que fazem aniversário em agosto, terão os valores de saque pagos de agosto a outubro de 2021;
  • Os trabalhadores que fazem aniversário em setembro, terão os valores de saque pagos de setembro a novembro de 2021;
  • Os trabalhadores que fazem aniversário em outubro, terão os valores de saque pagos de outubro a dezembro de 2021;
  • Os trabalhadores que fazem aniversário em novembro, terão os valores de saque pagos de novembro de 2021 a janeiro de 2022;
  • Os trabalhadores nascidos em dezembro, terão os valores de saque pagos de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022;
  • A partir de 2022, o calendário será regular, onde o saque ocorrerá no mesmo mês do aniversário do trabalhador.

Quais as regras de saque do FGTS 2021?

Quem optar por receber os valores anualmente, na época do aniversário, deve atentar-se à algumas regras, sendo que a principal é: não ter mais o acesso ao valor da conta do FGTS no momento de uma rescisão ou demissão sem justa-causa. São duas modalidades, onde quem opta por uma, abre mão da outra possibilidade.



Fora essa regra, existem mais algumas questões básicas que devem ser consideradas, elas são as seguintes:

  • O saque-aniversário é uma opção, não é obrigatório a adesão do trabalhador;
  • Somente a partir de 2021, os saques ocorrerão no mês do aniversário do trabalhador;
  • O trabalhador tem até o último dia do mês do seu aniversário para realizar a solicitação, caso esse deseje receber os valores ainda em 2021;
  • Em caso de adesão a modalidade e desistência, o trabalhador terá de aguardar dois anos para retornar à categoria anterior;
  • O pagamento pode ser efetuado em qualquer instituição bancária, e não somente para os correntistas da Caixa Econômica Federal.
  • Será aplicada uma alíquota de crédito, que varia entre 5% e 50%, de acordo com o valor recebido pelo trabalhador;
  • O trabalhador pode optar pela data de recebimento dos valores, sendo no primeiro dia ou no dia 10 do mês do seu aniversário;
  • Os beneficiários que optarem por receber o valor no dia 10, receberão junto com o saque o acréscimo de juros e correção monetária do mês.

Confira ao calendário FGTS 2021 para o pagamento aos trabalhadores:

O post As Mudanças no Calendário FGTS 2021! apareceu primeiro em FGTS Consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Benefício de Prestação Continuada – Saiba o que é e quem tem direito a esse benefício

Marcos é uma pessoa com deficiência que descobriu que tem o direito de receber o Benefício da Prestação Continuada . Contudo, ele não sabe d...